Cosméticos naturais são muitas vezes utilizados para os mais diversos tipos de soluções estéticas! Muitos afirmam que os mesmos possuem inúmeros benefícios. A partir de agora, você vai ficar por dentro de tudo sobre o mundo desse tipo de cosméticos e também o mitos e verdades que os circulam. Portanto, não deixe de ler este artigo até o final!

Boa parte dos produtos de beleza que utilizamos no dia a dia são feitos a partir de produtos de origem animal e/ou vegetal. No entanto, grande parte destes contém produtos químicos sintéticos que são utilizados como corantes, pigmentos, emulsificantes, aglutinantes, aromatizantes, dentre outros.

Todos com a finalidade de tornarem o produto mais apto para o consumidor final. Um novo ramo da indústria de cosméticos da atualidade são os cosméticos naturais, desenvolvidos a partir de matérias primas naturais, conforme iremos detalhar mais adiante.

A composição de um cosmético natural

Um cosmético para ser dito natural não deve ter em sua composição aditivos químicos sintetizados em laboratório, ou seja, devem apresentar apenas compostos de origem vegetal, mineral ou animal sem o acréscimo de sintéticos. Desta forma, são comuns a utilização de óleos vegetais, extratos, sais inorgânicos naturais, corantes e pigmentos naturais, lanolina (substância extraída geralmente da lã do carneiro), dentre outros componentes permitidos.

Vale ressaltar que a maioria das causas de alergia em produtos cosméticos está associada à utilização de substâncias sintéticas, que muitas vezes contém metais pesados como chumbo, cromo, cobre, cobalto, dentre outros. Esses são utilizados como pigmentos em maquiagem, cremes e tintas (utilizadas em maquiagem artística) e muitos dos que utilizam esse tipo de produto sofrem com reações adversas.

É importante destacar que nem todas as alergias estão relacionadas aos metais pesados ou a composição geral dos cosméticos sintéticos, isto varia conforme cada caso.

Nem todos os cosméticos naturais são legalizados ainda

MITO. O instituto Bidinâmico e o Ecocert são órgãos que possuem portarias que regulamentam diversos parâmetros relacionados aos cosméticos naturais, como por exemplo, como deve ser a composição do mesmo, venda, fabricação, distribuição, dentre outros. É verdade que ainda há muita clandestinidade nesse segmento, porém, não há como negar que há normas e que as mesmas já estão sendo aplicadas.

A qualidade dos cosméticos naturais

DEPENDE. Óbvio que em alguns casos os sintéticos possuem algumas vantagens como, por exemplo, na vida útil. Cosméticos sintéticos são preparados para terem uma vida de prateleira alta, ou seja, o estoque pode muitas vezes durarem anos no estoque e os mesmos não irão se estragar.

Alguns cosméticos naturais, no entanto, podem sofrer com ações naturais e não durarem tanto, porém, isso não é um fator que afeta diretamente em sua qualidade e sim, apenas reflete em seu preço que acaba sendo mais caro que os artificiais algumas vezes.

Em questão de qualidade propriamente dita é necessário avaliar diversos parâmetros que devem ser analisados individualmente, ou seja, a qualidade vai depender basicamente de que o está utilizando, do ponto de vista direto do consumidor.

Os produtos naturais de uma forma geral diminuem drasticamente o consumo de insumos comumente utilizados na indústria desse ramo e que alguns trazem grandes transtornos ambientais e ecológicos. Mais uma vez voltando o caso dos metais pesados, além das alergias causadas aos seres humanos o descarte desse tipo de material pode ser bastante perigoso, contaminando rios, lagos, oceanos e prejudicando a fauna e a flora de uma região inteira. Nos cosméticos naturais esse é um problema contornado.

Devido a imensa popularidade que a última década, principalmente, trouxe em relação a esses produtos, muitos investidores já veem uma oportunidade de prosperar investindo nesse tipo de produto. Sendo assim, já existem pelo brasil algumas indústrias especializadas única e exclusivamente em produtos naturais, principalmente os cosméticos.

Me interessei, onde encontro?

Algumas regiões do Brasil são pioneiras nesse tipo de produto, outras estão um pouco mais atrasadas no desenvolvimento e venda desses cosméticos. Porém, fazendo uma pesquisa não muito detalhada é possível encontrar esse tipo de produtos principalmente com revendedores que trabalham de forma autônoma ou ainda em lojas especializadas presentes principalmente nas capitais e regiões metropolitanas do Brasil.