O assunto de hoje está relacionado a área da beleza e falará de um tema que deixa, principalmente, as mulheres irritadas. Isso porque, todas querem estar de bem com a vida e com os cabelos fortes, brilhantes, sedoso e macios não é mesmo!?

Pensando nisso, iremos falar nesse artigo sobre tudo que você precisa saber para evitar o frizz no cabelo.

O frizz no cabelo é um dos grandes problemas enfrentados por muitas mulheres no dia a dia e normalmente é um dos problemas que mais as mulheres mais tem medo.

Isso porque apesar de existir muitos produtos que prometem acabar, diminuir ou evitar o frizz, ele ainda é teimoso é por vezes acaba por aparecer.

Quais motivos fazem com que o cabelo tenha o efeito criado pelo frizz?

A resposta para essa pergunta é que existem muitos motivos para que o frizz se exponha no cabelo das mulheres.

Alguns deles podem ser a grande quantidade de vezes que a pessoa utiliza o secador e prancha, a ausência de hidratação do cabelo, o clima do lugar que se vive, o local de trabalho e outros.

Qual o motivo de acontecer o processo de frizz?

Geralmente, o efeito de frizz aparece no momento em que o cabelo passa por um processo de ataques externos que acabam por deixar a cutícula do cabelo exposta, fazendo com que, o fio do cabelo sofra agressões e fique estático, tornando-o sem forma e revoltado.

Por que alguns cabelos apresentam o efeito de frizz demasiado?

Em alguns casos, o efeito demasiado do frizz pode ser ocasionado pelo uso de shampoos que possuem em sua composição uma quantidade de química indesejada.

No entanto, os casos podem se agravar devido a processos químicos realizados no cabelo e que podem afetar as ligações moleculares capilares de forma definitiva.

Para prevenir e evitar o frizz no cabelo realizar hidratações e utilizar produtos de tratamento podem ajudar muito.

Como a hidratação ajuda a evitar o frizz no cabelo?

Como a fibra capilar tem função de esponja, o cabelo precisa estar sempre hidratado e, quanto mais hidratado, melhor! Isso porque quando o cabelo está fraco, a fibra capilar acaba por reter água do meio externo deixando o efeito de frizz nos cabelos.

No intuito de prevenir o efeito do frizz, é relevante diminuir a utilização de secadores e pranchas, ou seja, diminuir o calor recebido pelos fios do cabelo.

Caso você seja o tipo de pessoa que necessita de escova e chapinha, é aconselhável que você utilize termoativos que funcionam como uma película protetora dos fios.

Segundo a dermatologista Alessandra Haddad, é aconselhável passar um protetor de temperatura nos fios do cabelo antes de utilizar aparelhos como secadores e pranchas, pois o calor excessivo produzido por esses aparelhos torna o cabelo quebradiço e, por isso, ficam espetados.

A dermatologista aconselha ainda a não utilização de cosméticos que possuam em sua composição álcool e pH básico.

Se você tem cabelo esbranquiçados, a dica é cuidar e hidratar ainda mais do que os outros tipos de cabelos.

Isso porque cabelos esbranquiçados tem espessura mais grossa e não possuem facilidade de amolecer, ou seja, a probabilidade de ficar mais macio é alta e, dessa forma, o efeito frizz diminui.

O tipo de escova pode influenciar no efeito frizz do cabelo?

A resposta para essa pergunta é sim! A escova de cabelo que você utiliza pode sim fazer a diferença e eliminar o frizz do teu cabelo.

Por esse motivo, é aconselhável utilizar pentes de madeira que acabam por evitar a passagem da eletricidade estática. Dessa forma, o cabelo não terá o efeito de frizz.

Tente trocar a escova metálica e de plástico por escovas e pentes de madeira.

Como os produtos e os procedimentos ajudam a eliminar o frizz no cabelo?

Se após a hidratação o seu cabelo ainda possuir fios rebeldes, não fique triste! Uma outra opção é utilizar produtos para cabelo que podem te ajudar a eliminar esse grande vilão capilar.

Tenha sempre em casa leave-ins que sejam compatíveis com o seu tipo de cabelo, lembrando que, para cabelos menos espessos é melhor utilizar leave-ins mais delicados e para cabelos cacheados do tipo modelador.

Além disso, utilize o máximo possível de cremes de pentear para manter o cabelo sempre arrumado no decorrer do dia. Os reparadores de ponta também são ótimos pedidas e devem ser utilizado apenas nas pontas do cabelo e sem excesso.