O Sol é um dos principais elementos da vida, propiciando luz, energia e calor. No corpo humano, os raios solares permitem que a grande maioria da vitamina D seja produzida, por exemplo. Entretanto, a exposição excessiva ao Sol pode ocasionar danos à pele, como queimaduras, manchas, e até câncer. Portanto, é importante utilizar adequadamente o filtro solar e ficar de olho no Fator de Proteção Solar (FPS).

O FPS é o principal aspecto de um filtro solar, sendo um índice relacionado à capacidade fotoprotetora do produto. Quanto maior o número do FPS, maior será a proteção realizada pelo filtro solar. Entretanto, é necessário utilizá-lo na quantidade apropriada. Além disso, é preciso regularidade na reaplicação a fim de garantir o máximo do efeito protetor.

Para esclarecer as dúvidas sobre o que é o FPS e como ele beneficia a saúde, iremos descrever neste post tudo acerca deste fator. Ainda, saiba o que são raios ultravioletas e o quão importante o FPS é para manter a pele saudável. Confira os tópicos e anote a dicas!

Por que precisamos usar protetor solar?

Apesar do Sol ser excelente à saúde humana, precisamos ficar atentos à sua exposição. O Sol emite raios ultravioletas (UV), os quais possuem muita energia. Logo, eles podem causar reações fotoquímicas no organismo que levem a problemas agudos e crônicos na pele.

Os raios UV possuem diferentes categorias e propriedades. Os raios UVA são os que chegam em maior quantidade ao solo da Terra. Devido ao seu grande comprimento de onda (320-400 nm), estes raios destroem fibras de colágeno e penetram até as camadas mais fundas da pele. Logo, podem produzir lesões, estimular o envelhecimento, e alterar o DNA de células da pele chamadas de melanócitos.

Já os raios UVB correspondem a apenas 0,5% de todos os raios solares. Entretanto, seu comprimento de onda é menor (290-320 nm) e, por isso, concentra mais energia. Cerca de 90% dos raios UVB são absorvidos pela pele. Como consequência, o indivíduo pode apresentar manchas, queimaduras, câncer de pele e até comprometimento do sistema imunológico.

Por sua vez, os raios UVC têm o menor comprimento de onda dentre os UVs (100-290 nm), carregando bastante energia. Os raios UVC são filtrados pela camada de ozônio. Entretanto, devido ao desgaste dessa barreira de proteção natural da Terra, as indústrias cosméticas terão que ficar atentas a novas formulações dos filtros solares em breve.

E é justamente para evitar a incidência excessiva dos raios UV que os filtros solares foram criados. A pele é o único órgão que atua para controlar a entrada dos raios UV no organismo. Por ser a principal barreira fisicoquímica em contato com o ambiente, devemos manter a pele em ótimas condições. Neste sentido, o FPS é um importante índice que deve ser levado em conta, pois é ele que determina o grau de proteção contra os raios UV.

Mas final, o que é o FPS?

O FPS é a razão matemática entre uma pele protegida com um determinado filtro solar em comparação a uma pele não protegida. Isso quer dizer que o FPS indica quantas vezes a pele de um indivíduo que passou um filtro solar estará mais tempo protegida.

Ou seja, um filtro solar com FPS 30 protege 30 vezes mais do que uma pele desprotegida.

Portanto, pessoas com peles mais claras e sensíveis ao Sol devem usar protetores solares com FPS mais alto. Caso queira saber como funciona a análise técnica do FPS dos filtros solares, acesse aqui.

Além da importância do FPS dos filtros solares, os fabricantes alertam que a quantidade do filtro solar aplicado é o fator mais significativo. Caso a aplicação do filtro solar seja insuficiente, a proteção será menor do que a indicada na embalagem. Ainda, o produto deve ser aplicado uniformemente para garantir proteção igual em todos os pontos.

Adicionalmente, a reaplicação do protetor solar é indispensável. Estes filtros saem com o passar do tempo e podem ser desgastados pelo suor. Portanto, fique atento às horas recomendadas para realizar uma nova aplicação do filtro solar. Com isso, o FPS estará de acordo para a sua proteção.

Não deixe de utilizar filtro solar quando for à praia ou quando ficar exposto ao Sol durante muitas horas. O FPS é um grande aliado para manter a pele sadia e evitar problemas de saúde. Consulte um dermatologista, converse mais sobre a importância do filtro solar, e fique protegido dos raios UV!

Referências bibliográficas
http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/10611/art_REIS_Fator_de_protecao_solar_significado_e_controversias_2011.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/fator-protecao-solar-fps.htm
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/tde-26022015-150054/publico/Elizangela_Abreu_Dutra_Mestrado.pdf
http://www.scielo.br/pdf/abd/v86n4/v86n4a16.pdf