Quem está na luta por um corpo mais magro sabe que o processo de diminuir os números da balança pode ser mais complicado do que parece. Muitas pessoas, mesmo mantendo uma boa rotina de treinos nas academias ou praticando esportes, chegam no final do mês com uma perda de peso praticamente nula.

Pensando nisso, cada vez mais a indústria da beleza tem investido em novos aparelhos, acessórios e produtos para facilitar o caminho até o peso ideal sem que você precise recorrer a dietas radicais.

Um exemplo desses avanços é o gel redutor de medidas, que se popularizou rapidamente nos últimos anos devido ao menor preço em relação a outros tratamentos e ao baixo risco de efeitos colaterais.

Conhecido como gel redutor de medidas ou gel termogênico, o produto é composto por ativos funcionais que atuam diretamente contra a gordura localizada, como a cafeína – que estimula a quebra das células de gordura, firma e hidrata a pele, e atua contra a celulite; o nicotinato de metila – responsável pela dilatação dos vasos e por facilitar a circulação e permeação das substâncias; e a pró-vitamina B5 – elemento hidratante que auxilia na regeneração celular e cicatrização da pele.

 Na prática, como funciona o gel termogênico?

Os ativos funcionais que fazem parte da composição do gel aumentam levemente a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e permitindo uma quebra mais rápida das células de gordura.

Ao utilizar o produto na barriga, por exemplo, a área será rapidamente resfriada. Com isso, a circulação sanguínea daquela região será mais acelerada para manter a temperatura uniforme e o corpo aumentará o gasto de energia.

Não se assuste: é normal a pele apresentar uma coloração mais avermelhada e um ardor durante o uso. Isso acontece por conta da vasodilatação, que melhora a circulação e oxigenação dos tecidos, fazendo com que os ativos funcionais sejam melhores absorvidos.

 Em quais casos ele é indicado?

Cada variação do gel termogênico é indicada para um caso diferente. Normalmente, o produto é aplicado antes da prática de exercícios físicos ou durante os procedimentos estéticos de drenagem linfática e massagem modeladora.

Uma dica que pode acelerar o processo de quebra de gordura durante as aplicações é envolver a região do corpo com um filme plástico – isso faz com que aconteça uma maior absorção do produto.

No entanto, como a maioria dos procedimentos de redução de medidas, o creme não apresenta milagres sozinho. O resultado do tratamento só será realmente eficiente se acompanhado de uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, ou se utilizado com outras técnicas estéticas, como a drenagem linfática.

Para garantir a sua saúde e tranquilidade, sempre consulte um especialista antes de iniciar o uso de qualquer produto do tipo. O gel termogênico possui algumas restrições e não é indicado para gestantes e para pessoas que sofrem com qualquer problema de pele.