A perda de cabelo é um dos problemas mais comuns que atingem homens e mulheres em todo mundo. Mas antes de tudo é preciso saber que existe uma diferença entre queda de cabelo e calvície.

A calvície, em sua grande maioria, atinge os homens, embora muitas mulheres também sofrem deste mal. A calvície é a falta de cabelos na cabeça e pode ser causada por vários tipos de problemas diferentes.

Causas

A perda de cabelo é normal. Diariamente as pessoas perdem cerca de 50 a 100 fios de cabelo, uma quantidade pequena comparada aos mais de 100 mil fios do couro cabeludo.

Conforme a idade passa, os fios de cabelo vão se tornando cada vez mais finos e fracos. Porém, muitas pessoas apresentam uma queda de cabelo mais acentuada, o que é sinal de um problema mais sério. Mas as pessoas que estão com esse problema não precisam entrar em pânico. O quadro de queda de cabelo não leva a calvície, todos os fios que caem são repostos por novos fios.

Queda de cabelo em mulheres

A queda de cabelo é uma queixa muito comum entre as mulheres. E deve ser prestado atenção quando patológica, pois, podem ter diversas causas, como doenças na tireoide, deficiência de ferro, amamentação, doenças infecciosas e autoimunes, entre outras causas.

Boa parte das mulheres que sofrem queda de cabelo é devido a mudanças hormonais e no metabolismo, mas isso é temporário. Esses problemas podem acontecer durante a gravidez, ao uso incorreto de anticoncepcionais, durante a menopausa, alguns medicamentos como para tratamento de artrite, depressão, problemas cardíacos e pressão alta.

Queda de cabelo em homens

Nos homens a principal causa da queda de cabelo é a calvície, que vem através da hereditariedade. Esse problema pode ser herdado dos seus pais. Esse problema, geralmente, tem início na puberdade e vai se agravando com o passar dos anos.

Ajuda médica

Caso você perceba que seu cabelo está caindo além do normal, você deve procurar ajuda médica. Ao procurar o médico, lembre-se de dar o máximo de detalhes possíveis, como:

  • Locais da perda de cabelo, apenas no couro cabeludo ou em outras partes do corpo;
  • Padrão de queda, como em entradas ou no alto da cabeça;
  • Informar se teve doenças recentemente ou febre alta;
  • Quantas vezes já tingiu o cabelo;
  • Informar se utiliza secador de cabelo e qual a frequência;
  • Qual a frequência que lava o cabelo;
  • Que tipo de produtos utiliza em seu cabelo, como gel, fixador e etc;
  • Informar sintomas, como coceira, descamação ou vermelhidão no couro cabeludo;
  • Informar se usa algum medicamento contínuo.

Com todas essas informações o médico poderá fazer um diagnóstico eficiente.

Tratamento para a queda de cabelo

O tratamento que você terá que fazer para a queda de cabelo vai ser de acordo com o motivo desse problema. Se for um problema temporário, logo vai parar de cair e irá crescer os novos fios. Já a queda de cabelo hereditária deve ser tratada com medicamentos ou transplantes capilares. Se a queda de cabelo for causada por um agente que pode ser controlado, como é o caso de medicamentos ou estresse, o tratamento será atacando a causa do problema.