Quem ouve falar em permanente afro deve saber que é um processo químico com efeito totalmente ao contrário dos processos de alisamento. Esse método serve para deixar os cabelos cacheados e dar uma estrutura para os cabelos que não a possuem definida. Ou, para as pessoas que possuem cabelos lisos, mas desejam que eles tenham algumas curvas a mais.

Atualmente, os cabelos afros estão em alta. Foram difundidos por mulheres negras famosas e icônicas, como é o caso da Taís Araújo. A partir daí, cada vez mais mulheres foram assumindo os cabelos naturais e outras que não nasceram com grandes volumes ou cachos, estão optando pelo permanente afro para se sentirem melhor.

Como é feito o Permanente Afro

Para fazer o permanente afro é usado um produto químico com base de Tiogricolato de Amônia, mesma fórmula utilizada nos processos de alisamento. Esses produtos são enriquecidos com arginina e podem ser utilizados desde salões de beleza especializados, até na sua própria casa, pois, são vendidos em farmácias e lojas de beleza.

Quem pode fazer o Permanente Afro?

Qualquer pessoa que gostaria de ter um cabelo ondulado e com uma grande estrutura curvilínea, podem fazer o permanente afro.

As mulheres que já fizeram um processo químico para alisar os cabelos, podem fazer o permanente afro e remodelar os fios.

Tipos de Permanente Afro

Tradicional

O permanente afro tradicional como mencionado acima, é feito com produtos que irão alterar a estrutura dos fios. Para fazer esse processo, é aplicado o produto e após isso os cabelos vão sendo moldados através de um molde, chamado de “bigoudins”.

A escolha dos “bigoudins” deve ser feita com muito cuidado. Pois, o tamanho desse molde é o que irá definir qual o nível de curvatura dos cachos. Quanto menor, mais fechado e volumoso será. Por ser um procedimento de muito detalhe, ele pode levar até 4 horas para ser feito.

Digital

O permanente afro digital é bem semelhante ao tradicional, porém, os moldes utilizados não são apenas um acessório físico. Eles são digitais e esquentam conforme o procedimento é realizado. Eles podem chegar em uma temperatura de até 150ºC durante o processo. Isso ajuda a fixar os produtos químicos nos fios e acelera bastante todo o protocolo.

Cuidados após fazer o Permanente Afro

Não pense que é só sair do salão e não precisará mais fazer nada. Se você quiser fazer um permanente afro, saiba que para mantê-los são muitos cuidados especiais e muita habilidade para fazê-los.

Confira alguns dos cuidados que você precisará ter após fazer o seu tão sonhado permanente afro:

  • Nunca passe prancha depois de realizar o procedimento;
  • Não faça o procedimento sem orientações de um profissional;
  • Não misture o produto químico utilizado com: formol, henê, lithium ou hidróxido de sódio;
  • Faça sempre uma reconstrução de queratina;
  • Para hidratar os fios, faça uma umectação capilar com frequência.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre o processo de permanente afro. Com todas essas dicas e esclarecimentos você já pode ter o tão sonhado cabelo.