Existem muitos produtos mercado a fora que prometem atrair o parceiro somente pelo cheiro, através dos feromônios, talvez você já deva ter ouvido falar. Mas você sabe o que são esses tais de feromônios? Bom, eles são substâncias químicas emitidas por animais – e também por alguns vegetais – que transmitem informações. Essas informações têm papel crucial na hora da atração sexual, agindo como mensagens entre indivíduos da mesma espécie facilitando, e muito, o acasalamento.

Se aproveitando da fama dessas substâncias, a indústria de cosméticos promete ótimos resultados para quem usa os perfumes e outros produtos a base de feromônios. Os fabricantes afirmam que sim, os cientistas afirmam que não. Mas será que tudo isso é verdade? Aqui vamos te contar se os perfumes importados ou nacionais a base de feromônios são mito ou verdade.

O que esperar quando um perfume afirma conter feromônios?

É muito comum que a qualidade dos perfumes com feromônios seja inferior a perfumes que não afirmam possuir esse hormônio. Além de outros fatores, o principal ponto é: eles não possuem fixadores de qualidade. Ou seja, a fragrância não permanece em você tanto tempo quanto deveria. Normalmente são perfumes mais baratos, que não utilizam substâncias de boa qualidade e se valem da presença dos hormônios para atrair os clientes.

Então não vem achando que um perfume Malbec ou Kaiak tenha feromônio, onde são perfumes de qualidade, que vai acabar caindo do cavalo.

Efeito placebo?

Algumas experiências já foram feitas para tentar descobrir se os perfumes a base de feromônios são capazes de produzir efeitos reais ou não. Os experimentos se baseavam em dois grupos de homens: o primeiro recebia os ditos produtos contendo as substâncias químicas em sua composição e o segundo recebia perfumes normais, mas acreditavam conter os feromônios.

Durante o mês de experimento o que se seguiu foi que os dois grupos – o que recebeu o perfume com feromônios e sabia e o que recebeu o placebo acreditando conter feromônios – notaram mudanças positivas em relação à conquista de mulheres. Isso significa que o simples fato de acreditar que existem certas substâncias químicas no perfume, faz com que os homens se tornem mais confiantes e tenham respostas mais positivas vindas do sexo oposto.

Além de existirem experiências que contestam a ação dos perfumes que contém feromônios, não existe nenhum estudo científico que confirme a ação positiva dos mesmos. Ou seja, não temos nenhuma confirmação da eficácia desse tipo de produto, pelo contrário, temos prova de que ele não funciona.

Mito ou verdade?

Apesar da ação dos feromônios ser comprovada cientificamente em animais da natureza e agir no momento de atração sexual, ainda não somos capazes de simular esses hormônios e sua atuação em frascos de perfumes. Além disso, o ser humano é um animal bem mais complexo do que os que vivem soltos na natureza, fazendo com que o momento da conquista do parceiro envolve bem mais fatores do que apenas o cheiro.

Dessa forma, podemos dizer que os perfumes a base de feromônios são um mito e, caso alguém afirme ter notado alguma diferença, provavelmente sofreu efeito placebo. Por sermos animais capazes de planejar nossas ações e criar situações favoráveis na hora da conquista, os feromônios não são determinantes para gerar atração sexual entre seres humanos.

Seres humanos liberam feromônios?

Diferente do que ocorre com cachorros, por exemplo, as mulheres liberam feromônios sim quando estão ovulando. Mas isso não é uma informação que fica óbvia para os homens, justamente porque a mulher pode ser atraente em qualquer período. O que determina a atração sexual para a espécie humana é o nosso comportamento diante do parceiro e não apenas a liberação de hormônios ou o simples fato de achar o cheiro do outro agradável.