Cortar o cabelo é um cuidado comum na rotina de higiene. Mas quando saber se é a hora certa? A verdade é que os cabelos dão sinais de que chegou o momento em que precisam de reparação e cuidados. E, em alguns desses momentos, cortar os cabelos pode ser a solução.

Para ajudar você a descobrir qual a melhor hora para cortar o cabelo e manter os fios bonitos e vibrantes, separamos algumas dicas que irão facilitar na identificação dos sinais de que seus cabelos estão precisando de um corte. Vamos lá?

5 Sinais que indicam que chegou a hora de cortar os cabelos

Meus produtos não fazem mais efeito =(

Sabemos que cabelos cumpridos precisam de cuidados e que muitas mulheres simplesmente detestam aceitar o fato de que para os fios continuarem a crescer saudáveis, precisam cortar o cabelo. Mas que a realidade seja dita: para continuar como a verdadeira Rapunzel, uma hora ou outra você terá que recorrer à tesoura. Isso porque chega um momento que os fios começam a ficar sem vida e seus amados produtos capilares parecem não surtir mais efeito. Opacidade, falta de brilho… Nada resolve. Sinto dizer, mas nesse caso só a tesoura. Mas não se preocupe! Cortar as pontas é dar mais vida aos fios, auxiliando-os a crescerem mais viscosos e saudáveis. Se esse for o seu caso, com certeza chegou a hora de cortar o cabelo.

Pontas duplas e ressecadas

Cabelos com pontas duplas, triplas… fios ressecados por tintura, descoloração ou apenas por falta de hidratação. Quem nunca? Pois bem, as pontas duplas acontecem por conta dos malefícios que os fios sofrem no dia a dia. Seja por uso demasiado de secador, chapinha, tinturas ou até mesmo pelo desgaste quando expostos ao sol. A verdade é que os cabelos ressecam sim e precisam de hidratação. Algumas vezes, certos tratamentos conseguem recuperar os fios. Mas o ideal é começar pela tesoura. Cortar o cabelo na altura de onde começa o ressecamento e a partir de então manter uma rotina de cuidados é imprescindível para a saúde dos fios. Hidratação, cauterização, botox capilar… há um série de opções para manter os cabelos bem hidratados e saudáveis.

Cabelo sem corte

Chega um momento em que você nem se lembra mais qual foi a última vez que cortou o cabelo? Procura manter os fios presos do que soltos? Bom, deve ser porque seu cabelo já perdeu o corte. Nessa hora, o melhor a fazer é correr para o cabelereiro e realizar um corte nos fios, renovando não só o visual, como principalmente sua autoestima =)

Mudança de vida pede um visual novo

Isso acontece geralmente com as mulheres. É comum aliarmos uma mudança radical com um novo corte de cabelo. E isso acontece naturalmente. Cortar o cabelo nesse momento não é pensado ou planejado. Simplesmente atrai. Um namoro que chegou ao fim e a crise de sofrimento tomou posse? Acontecimentos marcantes pedem um novo visual. E a psicologia explica: com o fim de um namoro, por exemplo, a autoestima fica muito abalada. E para reatar uma autoconfiança que pode ter sido perdida, bem como reativar a segurança emocional e o amor próprio, é comum partir para uma tintura no cabelo, um corte da moda…algo que mexa com a imagem pessoal da mulher, que está intimamente ligada à sua autoestima. Afinal, nada melhor que mudar o visual e se sentir linda. Mas cuidado para não exagerar: o ato deve ser pensado, e não por impulso.

Não tem prazer em olhar seus cabelos

O cabelo é uma parte muito importante do corpo, principalmente para as mulheres. Se você não está feliz com seus fios, é necessário cortar. Não necessariamente cortar, mas procurar um tratamento, um corte diferente, algo que te deixe mais realizada com eles. Não gosta de seus cabelos armados? Um botox ou uma progressiva podem ajudar. Fios brancos te incomodam? Há um leque de cores para pintar. Quando se olha no espelho parece que seu rosto está sempre com aspecto cansado? Um bom corte pode ajudar. Há cortes para todo tipo de rosto, que enaltecem a beleza de cada um. Basta escolher o seu. Ou seja, não há desculpas para não cortar o cabelo.

E não esqueça: sempre após o corte é ideal realizar uma massagem no couro cabeludo para ativar a circulação e hidratar bem os fios, com máscaras de acordo com o seu tipo de cabelo. O resultado? Fios mais bonitos, sedosos e uma mulher ainda mais radiante.

E você, pronta para cortar o cabelo?

Até a próxima.