O carvão vegetal possui várias possibilidades para fins estéticos e medicinais, você sabe quais são eles? Então confira tudo no nosso artigo de hoje.
É muito importante esclarecer que o carvão vegetal não é aquele que encontramos no supermercado para fazer o churrasco de domingo. O carvão vegetal ativado se dá através de uma queima de madeiras especificas, por situações onde há controle da temperatura e do oxigênio.
Esse processo descrito acima é o que torna o carvão vegetal um elemento poroso e absorvente características que tornam o produto ter tantos benefícios.
Benefícios do carvão vegetal
Ação desintoxicante
O carvão vegetal por sua capacidade de absorção elimina produtos químicos e toxinas através das fezes, ou seja, o produto é útil quando você come algo que não caiu bem, tem uma intoxicação por medicamentos ou ainda quer fazer uma limpeza no organismo retirando toxinas.
O produto atua limpando o organismo, assim ajudando no tratamento e prevenção de diversas doenças como gastrite, diarreia, mau hálito, e outras doenças intestinais;
Clareamento dos dentes
Os dentes é uma parte estética importante, ter os dentes branquinhos e almejado por muitos, e ainda nisso o uso do carvão vegetal pode auxiliar. Isso porque com a capacidade de absorção é possível utilizar o produto na hora de escovar os dentes, ele vai equilibrar os níveis de pH da boca, e absorver todos aqueles agentes que podem causar cáries, mau hálito, placa bacteriana, etc;
Tratamento da pele
O carvão vegetal também é útil para a pele, isso porque ele ajuda na revitalização da mesma, melhorando seu aspecto estético, o deixando mais firme e brilhante. Também pode ser usado no tratamento de problemas específicos, como a acne;
Reduz o colesterol
Ter o colesterol lá em cima não é nada bom para saúde, mas saiba que o carvão vegetal pode ser o seu aliado. Isso porque o uso do carvão vegetal ativado equilibra os níveis de colesterol no organismo, é recomendado que você usa no máximo 8 gramas de carvão vegetal diariamente, e os resultados vão logo aparecer nos próximos exames;
Cura a ressaca
Sabe aquelas noites que a gente passa um pouco do limite, e acorda no outro dia jurando que nunca mais vamos beber de novo?
Pois bem, o carvão vegetal pode te ajudar com os sintomas da ressaca, se você utilizar logo pela manhã quando acordar. Ou você ainda pode usar o carvão para evitar a ressaca, isso porque seu uso antes de beber pode fazer que seu organismo diminua a absorção do tóxico do ácido. Em qualquer das situações que você escolher é importante lembrar que a dose não pode passar de 1 grama.
Contraindicações do carvão ativado
Há poucas contra – indicações do produto, mas há sempre o risco de causar alguns efeitos indesejados, até porque cada organismo é único e responde de forma diferente a cada produto. Os principais efeitos colaterais do produto, são:
- Vômitos;
- Fezes mais escuras;
- Prisão de ventre;
- Diarreia;
- Desidratação.
Para evitar a desidratação é importante que você tome bastante água quando for fazer uso do carvão vegetal. As pessoas que fazem uso de medicamentos não devem tomar o carvão vegetal, isso porque ele pode absorver substâncias importantes contidas no remédio e prejudicar o tratamento. Pessoas que tenham problemas intestinais graves também devem evitar fazer uso do carvão vegetal.
Onde posso encontrar o carvão vegetal ativado?
Você pode encontrar o produto em farmácias e em lojas de produtos naturais, eles são vendidos em cápsulas, em pó ou em tabletes.
Como é indicado usar o carvão vegetal?
Devido a sua capacidade de absorção é recomendado que seu uso seja feito longe do período das refeições para que a absorção dos nutrientes necessários para o funcionamento do organismo não sejam retirados pelo produto.
Para cada copo de água de 250 ml você deve usar 1 colher de chá de carvão vegetal. É importante ficar de olho nas medidas.
Você pode tomar de dois a quatro copos por dia, mas nunca deve passar disso. E como citamos depende da casa organismo, então antes de começar usar o produto é interessante que consulte um médico.
Você gostou do nosso post? Então continue em nosso site para conferir outros artigos.