Muito conhecida pelo universo feminino, a toxina botulínica, mais conhecida como botox, é um dos procedimentos estéticos mais procurados nas clínicas de dermatologia atualmente. Entretanto, muitas pessoas o confundem com preenchimento, cuja substância deixa o rosto mais ‘cheio’. Vamos explicar aqui como funciona o tratamento com botox para que você saiba qual é o momento certo de aplicar.

O que é?

A toxina botulínica é uma substância que potencializa paralisia muscular. Normalmente um impulso elétrico que atravessa a medula espinhal e corre pelos nervos é ativada uma substância denominada acetilona.

O botox faz o papel de ‘travar’ essa liberação pela terminação nervosa. Sendo assim, se o músculo não recebe essa substância, ele não contrai. Conclui-se então que toda a ação da toxina botulínica tem como finalidade o combate à contração muscular por meio de uma paralisia. Neste contexto os procedimentos com o botox são indicados para harmonização facial e diminuição dos sinais de expressão causados pela idade, como as rugas.

O efeito tem um período de validade: em média seis meses. Quando esse tempo acaba, a contração muscular volta a acontecer e as rugas reaparecem, infelizmente. Quando é bem aplicado, o botox é capaz de promover um resultado natural, que ameniza essas linhas de expressão, proporcionando assim um aspecto mais jovem em quem fizer o tratamento.

Botox x preenchimento

Conforme mencionamos acima, é muito comum que as pessoas confundam ambos os procedimentos. Mas é importante ficar atento a cada um deles e suas principais diferenças.

O tratamento com botox tem a função de relaxar a musculatura para prevenir rugas e outras marcas da pele. Já o preenchimento serve para dar um volume onde existem rugas mais evidentes.

O botox é em geral utilizado nas áreas das sobrancelhas, ao redor da boca, testa e queixo. O preenchimento já é aplicado nas maçãs do rosto, na boca, buço e demais rugas que são estáticas.

Posso usar o botox como medida preventiva?

Pode sim. Atualmente, o tratamento com botox tem sido muito utilizado para essa finalidade, visto que a substância paralisa a musculatura. Quando você faz a aplicação com linhas de expressão pouco evidentes, é muito mais fácil e prático evitar rugas mais visíveis ao passar do tempo.

Os cremes “anti-idade” funcionam mesmo

Eles podem até funcionar, mas você não terá o mesmo resultado. Isso porque eles agem de maneira superficial, ou seja, melhora a hidratação da pele, mas não vai agir diretamente na causa das rugas. Utilizando o botox, você terá um resultado significativo e evidente.

Corro o risco de deformar o rosto?

Sim. Isso vai depender da quantidade aplicada. Por isso é importante que você consulte um bom profissional antes de tomar qualquer atitude. Ele vai examinar as principais áreas do seu rosto, e onde realmente precisa ser aplicada a substância.

O resultado é imediato?

Praticamente. Normalmente os efeitos começam  a surgir logo nos primeiros três dias, dependendo do metabolismo, em até três semanas, quando o resultado atinge seu ápice.

Se eu fizer o tratamento com botox, meu rosto ficará viciado?

Acredite, esse é o maior medo dos pacientes. Isso é mito. O que pode acontecer é uma dependência psicológica. Quando passar o efeito, pode ser que você estranhe e queira reaplicar. O resultado é tão positivo e surpreendente, que as pessoas querem fazer de novo, sabia?

Mas a principal orientação é que o profissional determine o momento certo da reaplicação. Se você fizer o retoque antes do tempo, pode ser que o resultado seja frustrante, visto que como dissemos acima, uma grande quantidade de toxina botulínica pode deformar as linhas faciais.

Compensa fazer?

Tudo depende da sua autoestima e de como você está resolvido consigo mesmo. Muita gente ainda tem dúvida em relação a idade certa para a primeira aplicação. O que acontece é que cada metabolismo tem um jeito. Algumas pessoas começam a ter suas primeiras marcas de expressão aos 30, outra aos 40 e por aí vai.

O importante mesmo é você entrar em contato com um profissional de confiança que já tenha experiência na aplicação desses procedimentos, para que o resultado seja o melhor possível e você fique satisfeito com o tratamento!

Referências Bibliográficas:
 http://boaplastica.com.br/blog/botox-como-funciona/