Maquiagens bem-feitas necessitam de pinceis de maquiagem adequados para cada função. Porém, muitas mulheres adquirem conjuntos de pinceis e não sabem como usá-los e para o que serve cada um dos itens.
Mas, agora, você poderá fazer maquiagens muito mais bonitas e glamourosas, conhecendo melhor a função de cada item. Pode ter a certeza de que seu make ficará muito mais bonito.
Pinceis para maquiagem – tipos e funções
Pincel para base
O pincel para base, em geral, é aquele bem cheio de cerdas, afinal o produto terá que ser passado pelo rosto todo e pescoço, espalhando bem a base. Caso contrário, usar o pincel errado pode marcar o rosto com a base, dando um resultado artificial e feio.
Então, para a base, use pinceis de maquiagem cheios e bem fofos. Além disso, a sua base ele deve ser reta ou arredondada, para que os movimentos não marquem o rosto com o produto.
Pincel para pó
Pode ser igual ao pincel de base, mas seu acabamento não necessita ser reto ou arredondado. Deve ser bem macio, para espalhar o pó de forma uniforme e não criar vincos na pele, especialmente na parte onde ficam as olheiras.
Apenas não misture, tenha 2 deles: uma só para a base e um só para o pó.
Pincel para blush
O pincel para blush também deve ser bem fofo, caso contrário, você ficará as bochechas marcadas pelo produto – o que é muito feio em um make. A base dos pinceis para blush pode ser reta ou assimétrica.
O importante é que eles sejam muito fofos, para criar um efeito esfumado no rosto.
Não misture os pincéis de base e pó com o de blush. Tenha um para cada função do make-up.
Pincel para contorno
Devem ser pinceis de maquiagem bem fofos também, pois servirá para esfumar a bases mais escuras ou mais claras passadas no rosto, dando uma impressão de cor uniforme. Geralmente, quem usa a técnica de contorno são aquelas mulheres que querem afinar o rosto.
Caso o pincel seja duro ou com poucas cerdas, o resultado será um esfumado ineficaz das bases usadas. As pessoas perceberão, claramente, que você passou maquiagens de tons diferentes no rosto. Vexame, não acha?
Também não use os mesmos pincéis da base, pó e do blush. Tenha um especialmente para essa tonalidade diferente de base principal.
Pincel para sombra
Pincéis de maquiagem para sombra também devem ser fofos ou, então, conter uma pequena esponja na ponta. Esses tipos de pinceis permitem depositar o pigmento da sombra, além de esfumá-las. O indicado é possuir mais de um pincel para sombra, pois, geralmente, passamos esse produto em mais de um tom.
E ao finalizar o make, lave os pincéis para sombra e deixe-os secando. Isso para evitar que cores sejam misturadas, quando você quiser maquiar os olhos de outra cor.
Uma dica é: as partes dos olhos que você deseja pintar com uma cor bem marcada, apenas deposite a sombra na pele. Já as partes que você deseja esfumar, vá espalhando o produto delicadamente várias vezes, até dar o aspecto de sombreado.
Pincel para corretivo
São pinceis um pouco mais rígidos do que os de pó e servem, por exemplo, para aplicar o corretivo em manchas, olheiras, espinhas e outras imperfeições do rosto. O pincel para corretivo pode possuir cerdas ou ter uma espuma na ponta.
O segredo é não espalhar muito o corretivo, pois você atrapalhará a função dele, que é, exatamente, camuflar e esconder imperfeições. Assim use um corretivo 1 ou 2 tons mais claros que a base ou, então, aqueles coloridos.
Por cima, você passará a passe base e o pó, ok? Não exagere no esfumado na base onde há corretivo, se não os produtos se misturam e suas imperfeições não ficaram camufladas.
Pincel para delineador
Muitas mulheres têm dificuldade de passar o delineador, por tremer a mão. Nesse caso, indica-se usar o pincel fino e com cerdas durinhas, para não espalhar o delineador pelos olhos.
Caso você seja mais experiente, molhe o pincel no delineador. Mas, se você, realmente, não consiga usar o produto, pois mancha sempre os olhos, use sombra preta opaca. Passe o pincel com a sombra e vá fazendo o traço delineador com calma. Essa técnica costuma dar certo!
Pincel para batom
Dar o acabamento do batom com um pincel, deixa o make mais bonito. Pode passar uma camada do batom em bastão normalmente.
Porém, faça o acabamento com um pincel. O pincel para batom deve ser mais rígido do que os de base, por exemplo, para não sair a cor para fora dos lábios. O ideal são aqueles pinceis de maquiagem um pouco achatados.
Passe o acessório no batom e vá dando leves batinhas na boca, até completar. Sua boca ficará glamourosa!
Pincel para sobrancelhas
O pincel para marcar as sobrancelhas são aqueles chanfrados, ou seja, com a base cortada em diagonal. Isso para acompanhar a região das sobrancelhas, que possui uma leve curvatura.
A dica é passar pincel em uma sombra marrom e manter a parte mais comprida do pincel para cima. Aí, você vai colorindo os pelos e a pele das sobrancelhas. Caso considere que o resultado fique muito escuro, remova um pouco do produto com um pedacinho de algodão com um pouco de demaquilante.
Cuide dos seus pincéis!
Além de saber sobre as funções dos pinceis de maquiagem, é muito importante que você cuide bem deles. A sugestão é lavá-los uma vez ao mês, se você usa só aos finais de semana.
Misture um pouco de demaquilante ou sabonete líquido neutro com água e deixe-os de molho por um dia todo. Depois, enxague-os totalmente. Só guarde os acessórios quando estiverem secos.
Caso os pinceis fiquem com as cerdas grudadas, depois de secos, passe talco ou polvilho. Isso fará com que elas fiquem soltinhas novamente.
É importante ter um local apropriado também para guarda-los, assim o seu kit de pincéis durará muito mais tempo!