A celulite e as estrias são problemas que esteticamente fazem com que as mulheres fiquem extremamente preocupadas, pois fazem com que a sua pele fique com aspecto de descuidadas e desleixadas. Porém, na realidade não é apenas isso acontece, pois ambos problemas são causados por problemas de herança genética, má alimentação e maus comportamentos
Esses problemas podem surgir juntos ou separados, sendo resultado do mesmo problema ou não. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre esses temidos problemas da pele, confira a seguir as principais diferenças entre as estrias e a celulite
O que é a celulite?
A celulite é um problema que surge nas nádegas, nas coxas, no abdômen e nos quadris em forma de buraquinhos e furinhos que enrugam, causando na pele o aspecto de casca de laranja. A celulite é completamente comum nas mulheres, mas também pode surgir nos homens.
A celulite costuma causar inchaço e o endurecimento das células, que se enchem de gordura, toxinas e água, provocando desníveis e nódulos na pele. Além também de alterações na microcirculação e o aumento do tecido fibroso, que também causam a celulite. Ela pode ser encontrada em um nível mais leve, moderado ou grave, dependendo de seu grau de profundidade, aspecto em áreas elevadas, presença de lesões e também da flacidez da pele.
Quais são as principais causas da celulite na pele?
O surgimento da celulite se dá principalmente por conta de uma má alimentação, que tem como principal consequência o aumento do peso, acúmulo de toxinas e também a lentidão do metabolismo. Por essa razão, existem algumas mudanças na rotina alimentar que podem até reduzir os buracos, principalmente quando se trocam as gorduras saturadas, açúcares e refrigerantes por sucos naturais, legumes, verduras, sementes e oleaginosas, além também da ingestão de bastante água.
As alterações hormonais, o sedentarismo aliados com os fatores genéticos também contribuem de forma direta para o surgimento das celulites.
Quais são os tratamentos mais indicados para o combate à celulite?
Os tratamentos existentes e eficazes contra a celulite são uma mudança nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos. Além disso, você também pode fazer um tratamento de drenagem linfática, uma massagem modeladora, o uso de cremes anticelulite, a endermologia, radiofrequência, mesoterapia, cirurgias à laser, carboxiterapia, ultrassom com lipolíticos, gesso lipo redutor e diversos outros tipos de tratamento que auxiliam tanto para a redução quanto para o combate à celulite.
O que é a estria?
Ao contrário da celulite, as estrias são resultado da destruição das fibras elásticas e colágenas da pele, que acabam formando cicatrizes. Muitas vezes, essa destruição é causada pelo estiramento repentino da pele, como por exemplo a gravidez ou um emagrecimento rápido, provocando coceira ou ardência no local, mas muitas vezes, as estrias não apresentam sintomas.
Quando as estrias estão em sua fase inicial, costumam ser da cor roxa ou rosa, sempre acompanhadas por coceiras leves, por serem uma inflamação. Mas, uma inflamação antiga apresenta cor branca por já terem sofrido uma atrofia mais intensa das fibras elásticas e colágenas, por essa razão, sem o surgimento de inflamações.
As pessoas com pele mais escuras ou morenas costumam apresentar uma estria com coloração mais escura do que o seu tom de pele. As estrias costumam surgir nas coxas, glúteos, flancos, abdômen e seios e nos homens, as estrias surgem nos braços, nas costas e nos ombros, sendo que os homens que fazem uso de anabolizantes estão mais propensos a apresentarem as marcas provocadas pelas estrias.
Quais são as principais causas das estrias?
Além dos fatores genéticos que já são conhecidos, as estrias também podem se provocadas pelo estiramento da pele, muitas vezes causado pelo aumento do volume do corpo como uma gravidez, ganho de peso e a colocação de próteses nas mamas ou nas nádegas, o uso de anabolizantes e também problemas hormonais causados pelo uso dos hormônios adrenocorticais e o estrógeno.
O uso contínuo de corticoides por muito tempo também pode provocar o surgimento das celulites.
Qual é o melhor tratamento para as estrias?
As estrias podem ser reduzidas através de um tratamento com ácito retinoico, microdermoabrasão, tratamento infravermelho, laser ablativo, laser não-ablativo e também a subcisão, nesse ano de 2018 surgiu um novo produto que principalmente os artistas estão usando, conhecido com Revital.
Como prevenir as celulites e as estrias?
A prevenção das estrias e celulites depende de diversos fatores, pois a estria costuma surgir por causa do efeito sanfona que a pessoa enfrenta, emagrecendo e engordando de forma extremamente rápida.
Para as estrias causadas pela gravidez, estrias do crescimento que você simplesmente não consegue evitar, além também da estria conhecida como estrião que os adolescentes costumam apresentar atrás da perna, nas costas e você simplesmente não tem como prevenir, pois ela se desenvolve de forma rápida e tudo que tem o crescimento rápido a pele acaba não suportando.
Identificou as diferenças entre as estrias e a celulite? A alimentação não influencia no surgimento da estria, sendo esse um problema de fragilidade na derme onde as fibras elásticas não conseguem aguentar os traumas. Além disso, a distensão da pele de forma muito rápida ou de forma lenta também pode causar o problema
A celulite também é um problema genético, uma tendência genética que também influencia em demais situações, mas na estria, é um fator extremamente importante diante dos fatores que causam a celulite como a alimentação e outros. A obesidade é fator determinante em ambos os casos, além também dos fatores genéticos, mas para a estria, a alimentação e demais fatores não influenciam
O essencial para evitar o surgimento de ambas é evitar ganhar peso, pois o efeito sanfona emagrecendo e engordando para as estrias é horrível, você precisa conseguir se manter dentro de um peso e evitar o excesso de peso durante a gravidez, ganhando peso sempre dentro dos limites considerados adequados e de forma saudável tanto para a gestante quanto para o bebê.
Se você segue todas as recomendações corretamente e ainda assim percebeu que a estria a celulite estão presentes na sua pele, não precisa se desesperar, você tem feito o suficiente, pois diversas formas de celulite e estrias dependerão de você e do que acontecerá se você deixar de ter cuidados essenciais.