A rotina de cuidados com os cabelos ganhou um termo específico recentemente: cronograma capilar. Esse cronograma nada mais é do que um calendário de rotina com os cabelos que envolvem hidratação, reconstrução, entre outros.
Para criar um cronograma capilar, contudo, é preciso observar algumas particularidades dos seus fios. Entenda um pouco mais a seguir e descubra dicas para fazer o seu cronograma gastando muito pouco!
O que é o cronograma capilar?
A ideia do cronograma capilar foi de justamente recuperar os cabelos sem vida. Os três tratamentos principais inclusos são hidratação, nutrição e reconstrução. Cada momento do seu cronograma cuidará de uma dessas etapas.
Indicado para todo tipo de cabelo, o cronograma busca recuperar os fios de danos como secadores, poluição, exposição ao sol e até mesmo procedimentos químicos. A ideia é de que ele seja cumprido por pelo menos um mês para oferecer a recuperação completa do cabelo.
Aprenda a montar um cronograma capilar
Em primeiro lugar você identificar qual a necessidade do seu cabelo. Para isso, siga uma dica caseira e faça o Teste de Porosidade. Para o teste você deve colocar água em um recipiente e acrescentar um fio de cabelo. Conforme o que acontecer você saberá o que é mais importante, segue as possíveis situações:
- Hidratação: caso o cabelo boie;
- Nutrição: caso o cabelo não boie nem afunde;
- Reconstrução: caso ele afunde.
Depois, defina o seu calendário. Dê preferência para iniciar a primeira semana repetindo o que for mais necessário ao cabelo e repita isso na terceira semana. Já na segunda e quarta semana alterne iniciando com outro procedimento.
Cabelos secos, por exemplo, podem precisar de mais nutrição. Para cabelos que tenham sido prejudicados por químicas normalmente deve-se priorizar a reconstrução. Já a oleosidade e pontas duplas podem ser problemas que demandem mais nutrição.
Etapas do cronograma capilar
Para fazer a hidratação você precisará de uma máscara capilar, mas não necessariamente alguma que seja cara. Há várias marcas acessíveis e eficientes no mercado. A aplicação deve acontecer nos fios úmidos durante o banho após o shampoo. Buscando alternativas caseiras você pode utilizar produtos como babosa e manteiga de oliva.
Já para a nutrição você pode utilizar óleo de coco. Além de ser mais barato do que muitos produtos, rende bastante! Aqueça o óleo caso necessário para torná-lo líquido e aplique nas mechas do seu cabelo até a raiz. Ele deve agir por pelo menos 2 horas. Em seguida, lave naturalmente os fios.
A reconstrução é para repor as proteínas do seu cabelo. Por isso, aplique uma máscara de cauterização capilar com queratina líquida. Para usar basta aplicar após o shampoo em todo o comprimento do fio e aguardar 10 minutos. Depois, enxágue com água fria.
Uma receita caseira para a reconstrução é um shampoo anti-resíduo para aplicar antes da máscara. A dica é misturar duas xícaras de água morna e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Você pode aplicar a pasta normalmente no cabelo e depois de agir por cinco minutos complete com a lavagem.
E então, agora com as dicas já pode começar seu cronograma capilar também. Cuidar dos cabelos melhora a autoestima e transmite bem-estar. Deixe aqui nos comentários qual foi o resultado da aplicação desse cronograma nas duas madeixas!