As manchas do rosto surgem por inúmeros motivos: Desde um método de depilação agressivo até efeitos causados pelos raios solares, quando a pele fica exposta sem proteção. A boa notícia é que é possível clarear essas marcas utilizando truques caseiros, pomadas cremes, e em casos mais graves: tratamentos estéticos.
Em geral, as que são mais recentes são bem mais fáceis de clarear com produtos que podemos adquirir na farmácia, tais como cremes e loções de Muriel, por exemplo. Entretanto, quando a mancha está na pele há mais de um ano é preciso ficar atento. Pode ser que você precise recorrer a formulações mais fortes que contenham ácidos, mas só podem ser utilizadas quando forem indicadas por um médico dermatologista.
Produtos para tirar manchas do rosto (recentes)
Leite de rosas: As espinhas podem deixar o seu rosto marcado. Algumas loções são indicadas para desinfetar a pele, atuando na cicatrização de espinhas, tornando-a mais uniforme.
Loção Muriel: Indicada em casos de manchas mais escuras, deve ser utilizada diariamente para que os resultados sejam efetivos. Você pode encontrar nas farmácias o creme Muriel também, o produto possui ação clareadora tanto quanto a loção. Mas atenção: Sua solução é gordurosa, não sendo recomendada sua utilização em peles oleosas e com acne.
Algumas pomadas como cicatricure e Minâncora não são capazes de clarear a pele, entretanto tem uma potência cicatrizante excelente. Dessa forma a ferida some por completo e o tom do rosto fica bem mais uniforme.
Tome cuidado com água oxigenada e bicarbonato de sódio. Eles são muito procurados para clarear manchas, mas não recomendados por dermatologistas, pois podem causar irritações, clareando apenas temporariamente a área marcada.
Produtos para tirar manchas do rosto
Quando as manchas estão há mais de um ano na pele, é necessário utilizar produtos com formulação específica, indicados por um especialista. São eles: Hidroquinona, Ácido retinóico, Vitanol-A, Klassis, Hidropeek, Hormoskin.
Tais substâncias só podem ser utilizadas sob recomendação do dermatologista porque se utilizadas de forma errada, podem agravar a situação das marcas. Em geral, o produto é aplicado de uma a duas vezes ao dia, após a limpeza completa do rosto. Se a pessoa tiver espinhas, é fundamental que sejam aliados outros cremes e pomadas que controlem a oleosidade da pele.
Uma limpeza feita por um esteticista pode ajudar no controle dessas acnes. A orientação é que ela seja feita pelo menos uma vez ao mês durante um período de três meses. Dessa maneira é possível avaliar os benefícios de maneira mais evidente. Após o procedimento, é fundamental que se utilize tônicos e sabonetes especiais, visto que a pele fica bem sensível. Não esqueça em hipótese alguma o protetor solar.
Tratamentos caseiros
Um bom tratamento caseiro para tirar manchas causadas por espinhas é fazer uma limpeza caseira diária com leite de colônia. Ele pode ser encontrado em qualquer farmácia ou supermercado. Ele ajuda a manter a pele livre de bactérias e possui ação anti-inflamatória, ajudando no combate à acne e potencializando o clareamento da pele.
Uma alternativa bem bacana é fazer máscaras de tratamento facial, tais como pepino, tomate ou clara de ovo. A aplicação é bem simples: Basta colocar o ingrediente sobre a área manchada e deixar agir por no máximo 15 minutos. Lave com um sabonete neutro depois e aplique um creme facial.
Receita de máscara caseira
2 colheres de chá de amêndoas moídas;
1 colher de chá de leite de colônia
5 gotas de óleo essencial de palmorosa
1 colher de chá de mel
Misture todos esses produtos até que eles fiquem em uma consistência pastosa. Lave o rosto com água morna e sabonete neutro, posteriormente deixe o composto agir na pele por cerca de 20 minutos. Retire o produto com algodão umedecido em leite de colônia.
Como você sabe, prevenir é melhor que remediar. Para evitar o aparecimento de manchas, não esprema acnes, limpe e tonifique a pele diariamente com produtos específicos para usa pele e utilize sempre um bom protetor solar. Mesmo em dias nublados ele é indispensável. Os raios ultravioletas estão lá e são extremamente prejudiciais à pele.
Muito cuidado com os clareamentos de pele caseiros que se vê na internet. Muitos deles não são seguros e não tem nenhuma comprovação cientifica. Para uma melhor orientação sobre como clarear a pele, procure um dermatologista.
Referência Bibliográfica:
https://www.tuasaude.com/como-tirar-manchas-do-rosto/